Mas então como vou ganhar uma renda extra na graduação de medicina sendo apenas um estudante?

Existem várias oportunidades de ganhar dinheiro durante a graduação, ainda mais depois que a pandemia deu destaque ao mercado digital. Há formas tradicionais de conseguir renda extra na faculdade como: iniciação científica, monitorias, estágios acadêmicos e venda de doces. Assim como, outras formas não tão tradicionais de aumentar a renda e que também desenvolvem as habilidades que comentamos ser fundamentais para um médico moderno.

Então pegue o papel e a caneta e acompanhe nossas sugestões para você ganhar uma renda extra durante a graduação de medicina e se diferenciar desde já!

1. Programa Iniciação Científica

Procure se informar sobre os programas de iniciação científica da sua faculdade, esses programas podem aumentar suas chances de conseguir fazer curso de mestrado e doutorado futuramente. A iniciação científica é uma ótima opção para conseguir uma renda extra e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades para leitura de artigos científicos e elaboração de artigos acadêmicos, além de possibilitar a construção de conhecimentos mais aprofundados sobre temas de interesse. Isso funciona como um preparo para se tornar um médico acima da média no mercado atual e sendo fundamental caso você tenha planos no campo da pesquisa.

2. Programas de Monitoria

Muitas faculdades de medicina possuem programas de monitoria, os quais há disponibilidade de um número limitado de bolsas para serem fornecidas aos alunos. O monitor trabalha oferecendo apoio didático e esclarecendo dúvidas dos alunos, além de auxiliar os professores em outras atividades, o que pode te oferecer uma boa rede de networking com os professores. O interessante dos programas de monitoria é que além de te ajudar a levantar a renda extra durante sua graduação médica, também é uma ótima oportunidade para você aprofundar seus conhecimentos em uma disciplina com a qual você tenha afinidade. Isso pode ser um diferencial futuro na sua carreira médica!

3. Estágios Acadêmicos

Os estágios em medicina são as melhores formas do aluno se preparar para o mercado de trabalho, com ganho de experiência e confiança. Esses estágios podem ser remunerados ou não, mas a procura deve ocorrer desde os primeiros semestres, quando possível. Essa opção é muito importante para o desenvolvimento profissional do aluno de medicina. Além de colocar em prática o conteúdo que você vem aprendendo durante a graduação, os estágios também permitem que você faça alguns contatos profissionais e agreguem ao seu networking.

Mas como conseguir um estágio acadêmico?

A resposta para essa pergunta vai variar bastante a depender da cidade na qual você está realizando sua graduação médica. Existem alguns hospitais que fazem concursos para estágios acadêmicos, esses, normalmente, exigem período mínimo cursado para que o aluno possa ingressar. Outra forma de se conseguir estágio é através do contato direto com o médico que você deseja acompanhar, neste caso o normal é que o estágio não seja remunerado. É válido, também, procurar informações de estágios em sua faculdade, algumas ligas acadêmicas, por exemplo, oferecem oportunidade de estágio para seus ligantes.

4. Aulas Particulares para ter uma renda extra

O seu ativo mais valioso é o seu conhecimento! Essa opção oferece diversas possibilidades, variando entre aulas presenciais, online, e videoaulas gravadas que podem ter como foco central vestibulandos ou alunos de graduação. A ideia é aproveitar o seu conhecimento em alguma disciplina para ajudar alunos com dificuldades. Uma dica boa é começar cobrando preços mais baixos e com o tempo ir conquistando mais clientes, resultando em um volume maior de trabalho e consequentemente uma renda extra mais relevante.

5. Revisão de Artigos Científicos

Escrever um artigo científico não é uma tarefa fácil! Para muitos graduandos de medicina, ter que digitar, editar e formatar um artigo científico e se enquadrar dentro das normas necessárias é bastante complicado. Dessa forma, essa é uma ótima oportunidade para conseguir uma renda extra durante a graduação médica.

6. Vender Resumos para conseguir uma renda extra

Muitos alunos ao longo da faculdade costumam fazer resumos para solidificar o aprendizado ou otimizar os estudos. Além de auxiliar no estudo acadêmico, por que não gerar renda com seus resumos?

E como você consegue fazer isso?

Poucos alunos sabem, mas os resumos que são feitos ao longo dos estudos, além de ajudar a fortalecer o aprendizado, podem ser uma forma de renda ainda na faculdade. Hoje, existem sites e blogs acadêmicos que oferecem uma remuneração para alunos que querem ceder/vender seus resumos sobre assuntos específicos. Dentro desses sites, são oferecidos para outros alunos esses resumos, que serão vendidos e você pode ser um dos produtores deles.

Essas empresas, sites e blogs, geralmente, já dentro da sua plataforma tem um passo a passo que você, aluno, deve seguir. Sendo assim, você apenas deve seguir os termos exigidos por eles, combinar da melhor forma para ambos (valores, termos, número de páginas produzidos…) e já começar a fazer sua renda ainda na faculdade.

Muitos deles oferecem 2 reais por páginas do resumo, exigem número mínimo de páginas a serem escritas, normas de fonte da letra, referências bibliográficas etc.

O que está esperando para começar a fazer seus resumos gerarem uma renda extra na sua graduação médica para você!?

7. Instagram Profissional

A pandemia deixou ainda mais evidente a importância de estar inserido no mundo digital! Um termo muito atual é o médico empreendedor e a hora para começar a empreender é agora. Os estudantes de medicina podem criar uma conta profissional nas redes sociais e compartilhar conteúdos de qualidade, essa opção é uma ótima estratégia de marketing para o futuro profissional. Dessa forma, o estudante de medicina pode ir construindo seu perfil médico e conquistando seus futuros pacientes na própria rede social, onde será possível acompanhar seu crescimento e criar um vínculo e confiança profissional.

O retorno financeiro, normalmente é gradativo e nem sempre de forma direta. Uma opção, para monetizar esses conteúdos no Instagram é criar uma lista de “melhores amigos” e cobrar um valor para que os seguidores sejam incluídos nessa lista por um tempo pré-determinado.

ALERTA!!! Vale ressaltar que é muito importante respeitar todos os códigos de ética médica na produção dos conteúdos compartilhados.

8. Escrever para Blogs de Medicina e garanta uma renda extra

Atualmente, com a tecnologia atingindo a formação médica, muitos blogs/sites surgiram para agregar o conhecimento médico. Esses blogs muitas vezes utilizam a mão de obra acadêmica para estar sempre gerando conteúdo atualizado e de forma contínua. Eles oferecem um valor fixo ou não para acadêmicos de medicina que se interessam por gerar um conteúdo que agregue valor para outros alunos.

Mas como isso é feito?

Geralmente, cada site/blog tem suas exigências em específico. Os termos são combinados diretamente com eles. Alguns contratam sazonalmente ou até de forma fixa o aluno para gerar esse conteúdo.

Você que gosta de gerar um conteúdo de valor e que se interessa por isso, é muito válido procurar por esses blogs que contratam acadêmicos para produzir esse tipo conteúdo.

Como tudo na internet atualmente, isso é um oceano azul e para todos! Existem vários blogs de medicina, oferecendo diversos tipos de conteúdo e precisando de todo tipo de mão de obra acadêmica que se mostre capaz de produzir para eles.

Essas empresas, além de remunerarem você acadêmico, podem ajudar bastante para lançar seus conteúdos gerando maior visibilidade, te ajudando a publicar artigos de revisão, etc. Reforçando que cada site vai ter suas exigências e conteúdo a oferecer, cabe a você procurar o que melhor se adeque com sua rotina, expectativa, interesse e já começar a produzir!

9. Ajudar Médicos com Sites e Redes Sociais

Com a utilização da tecnologia, principalmente das redes sociais como forma de divulgação do serviço oferecido ou forma de alavancar a visibilidade da sua carreira, muitos médicos começaram a investir nesses meios de marketing. No entanto, não são todos que tem o conhecimento sobre redes sociais ou tempo e disponibilidade para gerir isso ao mesmo tempo que trabalham. Aí que você estudante, que tem conhecimento de redes sociais entra e pode lucrar com isso!

Muitos médicos procuram, se interessam em fazer parcerias que sejam vantajosas para ambos os lados. De forma que ajudem na sua divulgação e remunere a pessoa que presta esse serviço para ele. Lembrando que isso sempre será combinado com a pessoa para quem você prestará esse serviço.

Na pandemia, surgiram projetos de apadrinhamento, que fortaleceram o contanto de profissionais médicos com esses acadêmicos. Isso tornou possível que os acadêmicos mostrassem suas habilidades com redes sociais/ blogs, facilitando assim que esses alunos pudessem contribuir com esses conhecimentos digitais para médicos que queiram ser mais ativos nas redes e gerar um conteúdo dos seus serviços.

E ai!? Que tal procurar aquele profissional que você tanto admira nas redes e ver se ele está precisando de uma mãozinha?

10. Vender lanches e/ou doces

Antes da pandemia era muito comum ver aquele colega de sala que vendia um doce/ lanche na sala de aula para gerar uma renda. É uma das formas mais comuns de gerar uma renda extra durante a graduação médica.

A ideia é usar a criatividade na hora de vender esses lanches, pensando na rotina do acadêmico que é muito corrida, nada mais sedutor que aquele lanche rápido ou um doce (brigadeiro, Brownie) que após horas de aula vai trazer um prazer para seu colega de sala.

Além disso, é importante pensar em como fazer isso de forma que não fique pesado, visto que você também tem essa rotina corrida. A ideia é fidelizar seu público, diversificando o produto, investindo na embalagem, deixando caso possível na cantina da faculdade, na recepção, refeitórios. Isso porque, no início é importante divulgar seu produto, mas com o tempo fidelizar e deixar com que as pessoas te procurem e saibam onde encontrar você para comprar seu produto.

REPOST: Jaleko

Share.

Leave A Reply