O que são os nervos cranianos?

Os nervos cranianos compõem o sistema nervoso periférico e são eles que fazem a conexão com o encéfalo (sistema nervoso central).

A função dos nervos cranianos é conduzir, por meio de suas fibras, impulsos nervosos do sistema nervoso central para a periferia (impulsos eferentes – nervo motor), e da periferia para o sistema nervoso central (impulsos aferentes – nervo sensitivo).

Assim, eles são classificados em nervos motores, sensitivos ou mistos (quando possuem as duas funções – motora e sensitiva).

Estão em pares, totalizando 12 pares de nervos cranianos, sendo que, desses, 10 terão origem no tronco encefálico. São numerados de 1 a 12, de acordo com a sua posição craniocaudal.

Alguns desses nervos são responsáveis por órgãos do sentido (visão, olfação, audição, gustação e tato). Alguns deles possuem a função de inervar vísceras.

Outros responsáveis por manter nossa função motora e sensitiva, na face, por exemplo.

Tabela 1: Pares de Nervos Cranianos

Diante disso, você já deve ter percebido a importância de conhecer os pares cranianos, pelo seu envolvimento em tantos sistemas e órgãos.

A imagem abaixo mostra os 12 pares cranianos, emergindo de suas respectivas origens no encéfalo.

Figura 1: Nervos Cranianos

Classificando os pares cranianos

Os pares cranianos, como já falamos anteriormente, podem ser classificados de acordo com a sua função. Vamos, agora, detalhar essa classificação.

Em geral, classificamos em sensitivos (aferentes) e motores (eferentes).

Sensitivos

Os nervos aferentes/sensitivos, podem ser classificações ainda em somáticos ou viscerais, e em gerais ou especiais.

Os somáticos podem ser gerais ou especiais:

  • Somáticos gerais são aqueles que conduzem impulsos de dor, pressão, temperatura e propriocepção.
  • Somáticos especiais são aqueles relacionados a órgãos do sentido como visão e audição.

Os viscerais também podem ser classificados em gerais ou especiais:

  • Viscerais gerais são aqueles que conduzem impulsos de dor visceral.
  • Viscerais especiais são aqueles responsáveis por órgãos do sentido responsáveis por gustação e olfação.

Motores

Os nervos eferentes, com função motora, também são classificados em somáticos ou viscerais, e em especiais ou gerais.

Os somáticos são aqueles responsáveis pela inervação motora dos músculos estriados esqueléticos miotômicos (a maioria dos músculos estriados esqueléticos).

Já os viscerais, por sua vez, possuem subclassificações em gerais ou especiais.

  • Viscerais gerais são aqueles que inervam músculo liso, o músculo cardíaco e as glândulas.
  • Viscerais especiais são aqueles responsáveis pela inervação dos músculos estriados bronquioméricos.
Tabela 2: Nervos cranianos e sua classificação segundo suas funções

Agora que já sabemos o que são os pares cranianos, sua função geral e sua classificação, falta algo importantíssimo, saber quem são eles.

Quem são os pares cranianos?

Como dito, eles estão em pares, compondo 12 pares de nervos cranianos:

Figura 2: Pares cranianos e suas funções

Agora, vamos dar alguns spoilers sobre cada par craniano, mas você poderá encontrar mais informações sobre cada um deles nos artigos indicados.

I – Nervo olfatório

O primeiro par craniano possui uma função essencial, que é a olfação, sendo assim classificado como nervo aferente somático especial.

Ele é um dos que não se originam no tronco encefálico, pois sua origem se dá na região olfatória das fossas nasais.

Quer saber mais sobre sua anatomia, função, como testá-lo e até mesmo algumas disfunções? Temos um artigo sobre o nervo olfatório para você.

II – Nervo óptico

O segundo par craniano é um nervo aferente somático especial, o responsável pelo sentido da visão. Assim como o anterior, não se origina no tronco encefálico.

Sua origem se dá na retina, nos fotorreceptores, e as fibras formadas seguem em direção ao disco óptico, formando, assim, o nervo óptico.

Quer saber mais sobre sua anatomia, função, como testá-lo e até mesmo algumas disfunções? Temos um artigo sobre o nervo óptico para você.

III – Nervo oculomotor

O terceiro par craniano é um nervo classificado como nervo eferente motor devido à sua principal função que é a movimentação do bulbo do olho (clique aqui se quiser saber mais sobre a anatomia do olho) e classificado também como eferente visceral geral, por inervar o esfíncter da pupila e o músculo ciliar.

Sua função é desempenhada juntamente a dois outros nervos, o IV e o VI par.

Quer saber mais sobre sua anatomia, função, como testá-lo e até mesmo algumas disfunções? Temos um artigo sobre o nervo oculomotor para você.

IV – Nervo troclear

O quarto par craniano, o nervo troclear, participa também da movimentação do bulbo do olho, atuando sobre um músculo, que é o músculo oblíquo superior.

Quer saber mais sobre sua anatomia, função e como testá-lo? Temos um artigo sobre o nervo troclear para você.

V – Nervo trigêmeo

O quinto par craniano, o nervo trigêmeo, é um nervo misto, ou seja, possui tanto função sensitiva, quanto motora.

Possui importantes funções como a sensibilidade geral da face, de parte da língua e até mesmo da meninge dura-mater e, além disso, possui sua função motora, sendo importantíssimo para a inervação de músculos responsáveis pela mastigação.

O trigêmeo possui algumas divisões, em nervo oftálmico, nervo maxilar e nervo mandibular.

Quer conhecer mais sobre o VIII par, a anatomia, suas funções e como testá-lo? Temos um artigo sobre o nervo trigêmeo para você.

VI – Nervo abducente

O sexto par craniano, o nervo abducente, participa também da movimentação do bulbo do olho, juntamente ao III e IV par, inervando o músculo reto lateral.

Quer saber mais sobre sua anatomia, função e como testá-lo? Temos um artigo sobre o nervo abducente para você.

VII – Nervo facial

O sétimo par craniano, o nervo facial, é um nervo misto, que possui funções sensitivas, sensoriais e motora. Além do nervo facial propriamente dito, que é o responsável pelas funções motoras, há também o nervo intermédio, que realiza as funções sensoriais.

A sua função sensitiva se dá pela inervação das glândulas salivares. Já a sua função sensorial corresponde a inervação de 2/3 anteriores da língua, conferindo a gustação. E, por fim, a função motora, realizada pela inervação dos músculos da mímica facial.

Quer saber mais sobre sua anatomia, função e como testá-lo? Temos um artigo sobre o nervo facial para você.

VIII – Nervo vestibulococlear

O oitavo par craniano, o nervo vestibulococlear, é um nervo sensitivo, em que a porção vestibular é a responsável pelo equilíbrio, enquanto a porção coclear está relacionada à audição.

Quer saber mais sobre sua anatomia, função e como testá-lo? Temos um artigo sobre o nervo vestibulococlear para você.

IX – Nervo glossofaríngeo

O nono par craniano, o nervo glossofaríngeo, é um nervo misto, pois promove a inervação sensitiva especial e geral do 1/3 posterior da língua. Também inerva a faringe e suas estruturas.

Quer saber mais sobre sua anatomia, função e como testá-lo? Temos um artigo sobre o nervo glossofaríngeo para você.

X – Nervo vago

O décimo par craniano, o conhecido nervo vago, é um nervo misto importantíssimo. Realiza a inervação das vísceras, garante a inervação parassimpática aos órgãos (se quiser saber mais, leia nosso artigo sobre o sistema parassimpático), além de inervar partes da laringe e da faringe.

Quer saber mais sobre sua anatomia, função e como testá-lo? Temos um artigo sobre o nervo vago para você.

XI – Nervo acessório

O décimo primeiro par craniano, o nervo acessório, é também um nervo misto. Sua principal função é motora, sendo responsável pela inervação de alguns músculos próximos ao ombro por exemplo.

Mas, além dessa função motora, possui ação sensitiva especial também por auxiliar o vago na inervação de algumas vísceras.

Quer saber mais sobre sua anatomia, função e como testá-lo? Temos um artigo sobre o nervo acessório para você.

XII – Nervo hipoglosso

O décimo segundo par craniano e o último par, o nervo hipoglosso, é um nervo motor, cuja função se relaciona principalmente à movimentação da língua.

Quer saber mais sobre sua anatomia, função e como testá-lo? Temos um artigo sobre o nervo hipoglosso para você.

Bons estudos, pessoal!!!

REPOST: Jaleko

Share.

Leave A Reply