Você provavelmente já ouviu falar sobre a campanha Outubro Rosa e o Novembro Azul, não é mesmo? Mas, o que muitos não sabem é que o primeiro mês do ano é dedicado ao cuidado com a saúde mental. Quem nunca ouviu falar que “terapia é coisa de louco”? Numa sociedade em que as doenças psíquicas não recebem tanta importância e ainda são alvos de tabu, é de extrema necessidade uma campanha reforçando que a nossa saúde mental também precisa de atenção.

O projeto Janeiro Branco foi criada em Uberlândia por psicólogos mineiros em 2014, sendo todas as escolhas muito bem pensadas. O mês de janeiro simboliza a sensação de recomeço, assim as pessoas passam a refletir sobre o equilíbrio de suas vidas e suas emoções. Ademais, a nostalgia causada pelas festas de fim de ano podem causar um desequilíbrio maior em quem sofre, logo, começar o novo ano já é uma vitória. A cor escolhida, branco, é para representar que não há limites para traçar uma vida nova. Como um quadro em branco, a escolha parte de cada um em como começar a pintá-lo.

Um dos objetivos da campanha é sensibilizar as mídias, instituições sociais, assim como os poderes públicos e privados em relação às políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais relacionados à Saúde Mental e ao combate do adoecimento emocional dos indivíduos. O projeto também contribui para o desenvolvimento e a disseminação do conceito de “psicoeducação” entre as pessoas e as instituições sociais.

O estresse em excesso pode causar problemas físicos muito graves. Sem uma saúde mental em equilíbrio não há paz, tranquilidade, sossego e muito menos harmonia nas relações – seja profissional ou afetiva -, e na própria vida pessoal. Por isso, investir no cuidado da Saúde Mental é apostar numa vida mais saudável e com potencial para maiores realizações.
Cuidar da saúde mental é autoconhecimento, uma forma de evitar doenças e criar estratégias de como lidar com as diversas situações da vida. Como você pode contribuir para essa ajuda? Começando uma Pós-Graduação em Psiquiatria. Além de investir em você, fazer uma Pós ainda possibilita capacitá-lo a cuidar de quem precisa de ajuda. Faça sua parte e venha estudar na VerboMED.

Share.

Leave A Reply