Apesar do reajuste de preços previsto pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED-Anvisa) para medicamentos ter sido de até 5,6% em 2023, na prática os consumidores sentiram uma oscilação de valores bem maior no bolso – em alguns casos, os números ultrapassaram a marca de 200%. Isso é o que mostram os dados levantados pela CliqueFarma, ferramenta que compara preços de medicamentos e produtos farmacêuticos, e que revelou os 10 medicamentos que mais apresentaram diferentes preços em 2023.

“O brasileiro já está acostumado a observar e comparar o valor dos medicamentos”, revela o CEO e fundador da CliqueFarma, Angelo Miguel Alves. “Hoje, a busca pela melhor oferta via tecnologia já faz parte da rotina. Na nossa plataforma, por exemplo, é comum encontrar produtos custando uma média de 40% menos, sendo uma grande aliada na economia”, explica.

Veja a seguir os 10 princípios ativos que mais sofreram oscilações no preço para o consumidor:

1. Rivaroxabana: indicado para o tratamento de trombose venosa profunda (TVP) e embolia pulmonar (EP) recorrentes, em adultos. De acordo com a CliqueFarma, o valor do medicamento teve uma diferença média de 230,72%.

2. Voriconazol: medicamento antifúngico utilizado para tratar uma série de infecções fúngicas. O medicamento teve uma variação média de 188,26% entre o menor e maior preço entre as redes pesquisadas.

3. Rosuvastatina Cálcica: recomendada para redução do colesterol total, LDL-C e ApoB em pacientes com hipercolesterolemia familiar heterozigótica (HeFH). O medicamento teve um reajuste médio de 185,37%.

4. Besilato de Anlodipino: utilizado como medicamento de primeira escolha no tratamento da hipertensão e angina de peito devido à falta de sangue no coração. A variação média ao longo do ano foi de 139,64%.

5. Bimatoprosta: indicada para a redução da pressão aumentada dentro dos olhos em pacientes com glaucoma de ângulo aberto, glaucoma de ângulo fechado em pacientes submetidos previamente a iridotomia e hipertensão ocular. O medicamento chegou a variar os preços em até 141,35% mais caro em 2023.

6. Desogestrel: anticoncepcional no modelo de minipílula, onde a principal função é prevenir a gravidez. O medicamento teve uma variação média anual de 120,87%.

7. Acetato de Prednisolona: recomendado no tratamento de pacientes com inflamações no olho, suscetíveis a esteróides. A variação média foi de 68,38% no ano.

8. Fosfato de Sitagliptina Monoidratado: indicado para pacientes com diabetes mellitus tipo 2, tem o objetivo de melhorar o controle glicêmico, associado a dieta e exercícios, proporciona controle adequado. O medicamento teve uma alteração de 55,30% no valor em 2023.

9. Rivastigmina: auxilia para que o paciente consiga lidar com situações cotidianas e ajuda a diminuir o declínio mental em pessoas com doenças de Alzheimer e Parkinson. Em 2023, o medicamento teve uma variação de 48,27%.

10. Azitromicina Di-hidratada: é utilizada no tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à azitromicina; em infecções do trato respiratório inferior, incluindo sinusite, faringite ou amigdalite; infecções da pele e tecidos moles e nas doenças sexualmente transmissíveis não complicadas. Os dados indicaram que o produto teve uma variação de preço de até 11,49%.

FONTE: Medicina SA

Share.

Leave A Reply