As 5 especialidades médicas do futuro.

O incremento da tecnologia da informação, o aumento das faculdades de medicina e, consequentemente, do número de profissionais vêm transformando o cenário da profissão no Brasil e no mundo. Por isso, é possível falar que existem algumas especialidades médicas do futuro.

Mas qual caminho seguir? Quais as áreas médicas serão mais requisitadas nas décadas seguintes? Quais os profissionais serão capazes de manter uma agenda cheia?

Algumas questões atuais fornecem pistas para as respostas a essas perguntas, e você pode se preparar para o futuro desde já, mantendo-se informado. Confira abaixo as 5 especialidades médicas do futuro para você escolher!

1. Medicina do Exercício e do Esporte

Com o advento dos smartphones, as pessoas passaram a usar inúmeros aplicativos para monitoramento e avaliação de sua performance esportiva, de forma semelhante a atletas profissionais. No entanto, nem sempre elas encontram informações adequadas. Afinal, o melhor mesmo é procurar orientação médica para a prática de esportes de modo seguro.

O interesse por melhorar cada movimento, assim como por otimizar o tempo de recuperação em casos de lesões, vem fazendo com que o mercado da medicina esportiva cresça exponencialmente. Hoje, muitos pacientes estão à procura de profissionais qualificados para ajudá-los a alcançar os melhores resultados. Em tempos passados, com exceção de atletas profissionais, isso era pouco provável.

2. Nutrologia

As redes sociais, em especial o Instagram, também trouxeram impactos na vaidade e na preocupação geral com a saúde e o bem-estar. Por outro lado, há excesso de informação na internet sobre as dietas e os nutrientes mais desejáveis, o que pode deixar o paciente confuso e levá-lo a buscar uma opinião médica sobre a nutrição adequada para a melhoria da sua performance em exercícios físicos e para a longevidade.

A Nutrologia é ainda uma ótima segunda especialidade para aqueles que desejam ser profissionais multidisciplinares, pois se articula bem com uma infinidade de áreas, sendo complementar a elas, como a endocrinologia e a gastroenterologia.

3. Psiquiatria

Avanços tecnológicos podem revolucionar a interação entre psiquiatra e paciente nos próximos anos. Assim, o atendimento pode ser estendido para fora do consultório, favorecendo um acompanhamento em outros locais em que o paciente se sinta confortável.
Além disso, a realidade virtual vem sendo testada como tratamento para fobias sem que a integridade física do paciente seja colocada em risco. Comparar as reações do paciente em um espaço de tempo determinado será mais fácil em um futuro próximo.

4. Dermatologia

Novas aplicações de inteligência artificial vêm se mostrando promissoras para diagnóstico e tratamento de desordens de pele, com o auxílio de algoritmos e da nanotecnologia. O fato é que a busca constante por novos tratamentos e o combate ao envelhecimento pelas pessoas têm gerado um aumento na demanda por dermatologistas.

As tecnologias inovadoras têm permitido resultados rápidos e com custos relativamente baixos para uma população cada vez mais preocupada com a aparência e imediatista. Esta é ainda uma das especialidades mais bem-remuneradas no Brasil e no exterior.

5. Geriatria

A busca incessante pela longevidade com qualidade de vida faz com que a geriatria avance a olhos vistos. O envelhecimento populacional ainda aponta que o geriatra será um profissional bastante requisitado nas próximas décadas.

Independentemente de qual das especialidades médicas do futuro for escolhida, uma coisa é certa: é preciso se manter em constante atualização para não se estagnar no tempo em um mercado cada vez mais concorrido e marcado por muitas inovações. Portanto, o aperfeiçoamento é a chave para o progresso profissional.

REPOST DO BLOG VIVER DE MEDICINA

Share.

Leave A Reply