As 4 dimensões do envelhecimento

Introdução

O envelhecimento é o conjunto de processos que contribui para aumentar progressivamente a taxa de mortalidade específica para a idade. Não é um processo patológico, uma vez que, enquanto envelhecemos, experimentamos mudanças normais e esperadas. Porém, a probabilidade de adoecer também se eleva com o tempo, pois nos tornamos mais vulneráveis com essas modificações. Compreende-se que ocorre em 4 dimensões distintas, que atuam em conjunto e podem influenciar na forma do envelhecer.

As 4 dimensões:

I.Biológica

Do ponto de vista biológico, envelhecer é um processo multifatorial. Abrangendo desde o nível molecular, até o morfofisiológico, sendo modulado e influenciado pelos efeitos do meio sobre o conteúdo genético. Ele gera, assim, modificações psicológicas, funcionais e sociais, que se dão com o passar do tempo.

Nesta dimensão, existem mecanismos homeostáticos do idoso, responsáveis pelo equilíbrio do meio interno frente a essas modificações ocasionadas pela exposição ao meio externo. No entanto, esses “aparatos” se lentificam progressivamente. Diminuindo em sensibilidade e amplitude, até que suas ações são ineficazes e o equilíbrio é rompido. Nesta dimensão, as alterações decorrentes da exposição são mais marcantes que a idade em si, não sendo diretamente proporcional a essa.

II.Cronológica

Esta dimensão refere-se ao tempo transcorrido a partir de um momento específico: a data de nascimento do indivíduo. Todavia, apesar de simples compreensão, tem sentido apenas legal ou social, já que os eventos biológicos ocorrem no tempo, mas não necessariamente devido à sua passagem. Eles acontecem em momentos e ritmos diferentes em cada pessoa.

Os fatores socioeconômicos marcam esse processo cronológico, por fatores ambientais e pelo surgimento de doenças. Há influência não só da idade, mas em grande parte, pela forma como o homem vive e às relações que estabelece.

III.Psíquica

A dimensão psíquica do envelhecimento engloba as experiências resultantes dos acontecimentos vividos e de suas elaborações. Ela comporta paradoxos de vivências afetivamente negativas e positivas, sendo potencialmente produtiva para o indivíduo.

A maneira como uma pessoa se comporta frente a determinadas situações está de acordo com os hábitos, predileções e estilo de vida adquiridos e desenvolvidos ao longo dos anos. Na dimensão psíquica: “a capacidade de adaptação às perdas e outras mudanças durante a vida determinam grandemente a capacidade de adaptação do indivíduo à idade avançada!”

IV.Sociocultural

Na dimensão sociocultural, o envelhecimento reflete uma inter-relação de fatores individuais, sociais e econômicos. Esses, por sua vez, são originados da educação, trabalho, experiência de vida e cultura de cada um.

A sociedade determina a cada idade funções / “metas” adequadas que o indivíduo deve alcançar, como: estudo, trabalho, matrimônio e aposentadoria. Assim, cada um de nós é receptor e emissor de valores que podem ser modificados. Neste caso, os idosos estariam passando por um momento de mudança cultural. As referências transformam-se e o “indivíduo idoso começa a exercer um papel como ator social onde as expectativas do envelhecimento e da velhice alcançam novas dimensões”.

Conclusão

É importante conhecer de forma segura as alterações que ocorrem durante o processo de envelhecimento. Sempre tentando identificar o que é considerado normal – mas que pode levar a um maior risco para o indivíduo – do que é patológico e decorrente de adoecimento.

E sempre vale lembrar:

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL É UM ENVELHECIMENTO ATIVO!

Crédito: Blog Jaleko

Repost: https://blog.jaleko.com.br/as-4-dimensoes-do-envelhecer/

Share.

Leave A Reply