Lançamos o desafio lá em nosso perfil do Instagram (aliás, segue a gente @verbomed). Agora trazemos a resposta comentada aqui no blog. Com a VerboMED você pode testar e aprofundar seus conhecimentos médicos.

Paciente feminina, um ano e cinco meses, com quadro de desnutrição protéico-calórica grave, pesando 6,8 kg. Após extensa investigação, foi solicitada ressonância magnética do crânio. Por que?

RESPOSTA: Para afastar a possibilidade de tumor intra-craniano.

  • Apesar de alguns erros inatos do metabolismo apresentarem características únicas na ressonância magnética de crânio, normalmente o diagnóstico destas doenças é feito por testes laboratoriais como a pesquisa de ácidos orgânicos urinários, testes de DNA, entre outros.

  • A síndrome de Russell-Silver é caracterizada por retardo do crescimento intra-uterino e deficiência do crescimento pós natal, observando-se recusa alimentar, hipotrofia do tecido celular subcutâneo e hipoglicemia. Não há lesões intracranianas características da síndrome. Do ponto de vista de imagem, o achado clássico é clinodactilia. Outros achados são fáscies típica, aumento do perímetro cefálico, fechamento tardio da fontanela anterior e assimetria de membros.

  • As malformações encefálicas não são caracteristicamente associadas a déficit ponderal, no entanto, acometimento cerebral por infecções congênitas ou síndrome hipóxico-isquêmica podem levar a dificuldades alimentares.

  • A síndrome diencefálica, ou síndrome de Russel, é uma causa rara de failure to thrive, caracterizada por hipotrofia do tecido celular subcutâneo apesar de ingesta calórica regular e hiperatividade psicomotora, em decorrência de lesão tumoral em topografia hipotalâmica.

Além de poder estudar com a VerboMED, você também pode se manter informado! 😉 Siga acompanhando nosso blog para não perder nada!

Fonte do quiz: PEBMED.

Share.

Leave A Reply