Dados divulgados pelo Conselho Federal de Medicina refletem a realidade da Faculdade de Medicina 

Por muito tempo, a medicina foi uma carreira predominantemente dos homens. No entanto, essa realidade tem mudado com as mulheres conquistando cada vez mais espaço. Nos últimos onze anos, o número de mulheres médicas quase dobrou no Brasil.

Em 2011, havia cerca de 141 mil profissionais do sexo feminino. Esse número saltou para 260 mil em 2022, segundo dados do estudo Demografia Médica no Brasil 2023, divulgado pelo Conselho Federal de Medicina.

Até 2025, as mulheres serão maioria entre os médicos do país, com previsão de alcançar 50,2% da categoria. O estudo também indica que essa tendência continuará nos próximos anos, com um crescimento projetado de 118% no número de mulheres médicas entre 2023 e 2035, enquanto o aumento entre os homens será de 62%.

Essa mudança representa um avanço significativo, resultado do esforço contínuo de milhares de mulheres que, diariamente, quebram barreiras e conquistam posições antes restritas ao sexo masculino. Um marco histórico recente foi a nomeação de Nísia Trindade como a primeira mulher a ocupar o cargo de Ministra da Saúde do Brasil desde a criação da pasta em 1953.

FONTE: G1


Escolha sua Pós-Graduação VMed
Share.

Leave A Reply