Uma nova variante do vírus da Aids, o HIV, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universidade Federal da Bahia e pela Fundação Oswaldo Cruz. A análise foi publicada nesta semana na revista “Memórias do Instituto Oswaldo Cruz”.
Os pesquisadores identificaram a nova variante em amostras de sangue de pessoas soropositivas para o vírus HIV do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia. Durante a pesquisa, os cientistas analisaram uma amostra genética coletada em 2019 de um portador de HIV em tratamento em Salvador, na Bahia, e identificaram fragmentos dos dois tipos diferentes do vírus: o tipo B e o tipo C.
Foram comparadas as sequências genéticas encontradas no paciente analisado e, então, relacionadas com informações registradas em bancos de dados científicos e constatada a existência de outras três ocorrências de padrões semelhantes espalhadas pelo Brasil. Essa não é a primeira vez que misturas entre as variantes do HIV circulam no mundo. Desde 1980, mais de 150 combinações entre as variantes B e C já foram descobertas globalmente.