A Neuralink, empresa de Elon Musk, realizou seu primeiro implante de chip cerebral em um ser humano, dando um grande passo em direção ao objetivo do bilionário de permitir que as pessoas controlem computadores com suas mentes. E pela primeira vez, Musk deu um nome ao dispositivo de implante.
O QUE É A NEURALINK?
A Neuralink é uma startup fundada por Elon Musk em 2017. Ela está tentando construir uma interface cérebro-computador que ajudaria pessoas com lesões traumáticas a usar telefones e computadores apenas com seus pensamentos. Para fazer isso, a empresa está trabalhando na implantação de eletrodos nos cérebros das pessoas.
Como irá funcionar os chips no cérebro humano?
Roz Wyatt-Millington, professora sênior de engenharia eletrônica da Universidade Leeds Beckett, disse à Newsround que a tecnologia será usada para conectar nosso cérebro aos dispositivos que usamos.
“A ideia é permitir que esses chips registrem os sinais elétricos que o cérebro produz, os processem em tempo real – ou seja, conforme são produzidos – e enviem as informações via Bluetooth para um aplicativo em um dispositivo móvel”, disse ela.
“Isso permitiria que pessoas que não podem usar as mãos controlassem seus celulares.
“A longo prazo, o objetivo é permitir que eles usem qualquer mouse Bluetooth ou teclado para que possam usar seu cérebro para controlar diretamente um computador”.
É seguro implantar chips no cérebro?
O cérebro é um órgão muito sensível e, portanto, o planejamento para que qualquer coisa seja anexado a ele ou colocado dentro dele precisa ser feito com muito cuidado.
É por isso que a Neuralink passou tanto tempo testando-a, explicou Roz: “A tecnologia é baseada em anos de pesquisa no que chamamos de interface cérebro-máquina – ou seja, dispositivos que permitem que um dispositivo digital se comunique diretamente com o cérebro.
“Ele terá que passar por testes clínicos completos, então, quando estiver disponível, será considerado seguro para uso em humanos”.
Teste com Macaco:
Um dos testes compartilhados pela empresa: um macaco jogando com o que seria esse o tal poder da mente.
Musk afirmou: “O Neuralink está funcionando bem em macacos, e na verdade estamos fazendo muitos testes e apenas confirmando que é muito seguro e confiável, e o dispositivo Neuralink pode ser removido com segurança.”
Ele acrescentou: “Esperamos ter isso em nossos primeiros humanos — que serão pessoas com lesões graves na medula espinhal, como tetraplégicos, tetraplégicos – no próximo ano, dependendo da aprovação do FDA”.
O aplicativo Neuralink
O site oficial divulgou informações e vídeos sobre um futuro aplicativo (ainda não aprovado pela FDA)
- O aplicativo Neuralink permitiria que você controlasse seu dispositivo iOS, teclado e mouse diretamente com a atividade do seu cérebro, apenas pensando nisso.
- O aplicativo Neuralink irá guiá-lo através de exercícios que ensinam você a controlar seu dispositivo.
- Com uma conexão bluetooth, você controlaria qualquer mouse ou teclado e experimentaria a realidade – sem mediação e em alta fidelidade.
FONTE: G1