Hoje é comemorado o Dia do Chimarrão. A bebida tradicional da região sul do Brasil é preparada a partir da mistura da erva-mate com água quente em uma cuia. Aliás, você sabia que a bebida tem diversos benefícios para à saúde?  Listamos aqui 3 vantagens para quem bebe chimarrão:

  • 1) Fonte de nutrientes

O chimarrão é fonte de nutrientes, como vitaminas B1, B6, C, D, E e minerais como ferro, fósforo potássio e manganês. Um estudo do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul concluiu que o chimarrão ainda pode reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).

  • 2) Previne o envelhecimento e acelera o metabolismo

A bebida possui antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular e doenças como o câncer. Outro benefício do chimarrão é a presença de cafeína, que tem efeito termogênico, e, portanto, contribui para acelerar o metabolismo. “A ingestão da bebida antes de praticar atividades físicas pode dar mais energia na hora de fazer exercícios”, afirma Rucielli Frohlich, nutricionista responsável pelo programa de emagrecimento Mente Magra.

  • 3) Diminui a ansiedade

Para quem quer emagrecer, o chimarrão pode ser um aliado. O ato de preparar a bebida estimula o circuito mesocorticolímbico, que produz os maiores níveis de dopamina, o neurotransmissor do prazer, e, consequentemente, diminui a ansiedade. “Diversas pesquisas comprovam que o emagrecimento está totalmente ligado ao fator emocional. E pela experiência que já tive com mais de mil mulheres, tomar chimarrão é uma prática que pode ajudar no processo ao promover a sensação de prazer e controlar a ansiedade”, diz Sorella Mendes, psicoterapeuta e idealizadora do programa de emagrecimento Mente Magra.

Além de benefícios para a saúde, tomar chimarrão também é um meio de socialização, pertencimento e preenchimento. De acordo com Sorella, “além de ser um hábito saudável, tomá-lo é como se fosse uma terapia”. Apesar da popularidade no sul, é possível encontrar a erva-mate, base do chimarrão, em supermercados de grande porte na maioria dos estados brasileiros.

Fonte: Revista Globo Rural.

Share.

Leave A Reply